quarta-feira, 1 de julho de 2009

.
.

.

.
"O pensamento existe além ou aquém dos sistemas ou edifícios de discurso. É algo que se esconde frequentemente, mas anima sempre os comportamentos cotidianos. Há sempre um pouco de pensamento mesmo nas instituições mais tolas, há sempre pensamento nos hábitos mudos.
A crítica consiste em caçar esse pensamento e ensaiar a mudança: mostrar que as coisas não são tão evidentes quanto se crê, fazer de forma que isso que se aceita como vigente em si não o seja mais em si. Fazer a crítica é tornar difíceis os gestos mais fáceis."


M. Foucault
.
.

.
O pensamento é inevitável e as palavras nem sempre necessárias. Esta é a minha percepção. Não sou filósofa, psicóloga, psiquiatra ou professora. Sou uma estudante, autodidata ainda tímida na arte de compreeenão deste grande pensador que muito me instiga. Encontrei este na novíssima publicação sobre a obra de Paul-Michel Foucault e é minha indicação.

EG


"Vocabulário de Foucault - Um percurso pelos temas, conceitos e autores." que foi lançado no ultimo mês pela Editora Autêntica. Versão em língua portuguesa do livro El Vocabulário de Michel Foucault – Un recorrido alfabético por sus temas, conceptos y autores, de Edgardo Castro com tradução de Ingrid Muller Xavier e revisão técnica de Walter Omar Kohan e Alfredo Veiga Neto.
Produto de um rigoroso e exaustivo estudo, não hesitamos em afirmar que se trata de um instrumento de trabalho precioso, fundamental, utilíssimo para os interessados em pensar com o filósofo e a partir dele.

Para ler um capitulo do livro clique no link.

http://www.autenticaeditora.com.br/livros/item/497

Boa leitura.
Bom pensar.
.
.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

amoree olha meu novooo
http://diariodoultimoromantico.blogspot.com/

felicia disse...

Pensar é tornar mais difícil o ato mais simples????hahahaha...como é sutil e questionador este camarada, não é a toa que adoro refletir sobre suas palavras...
Claro, pensar é questionat e nos faz sair da ação mecanica e já pré- definida.
Pensar´e o que nos diferencia e é a única arma que temos real de dominação.
Se não pensamos e em cima deste pensamento, questionamos...seremos apenas massas corpóreas guiadas por uma linha...a linha dos pensamentos do outro.
Pensamos e refletimos, não para achar soluções...mas, para buscar sempre novos questionamentos...
Amo-te,lindeza!!!
Amo Foucault e amo este espaço de pensar....e claro, buscar novas possibilidades...
bjus